Roteiro Paris

Paris tem milhões de atrações, você pode ficar quantos dias quiser que terá o que conhecer. Eu aconselho ficar no mínimo quatro dias, mas se puder ficar uma semana é o ideal. O melhor de Paris é quando você já conhece os principais pontos turísticos e pode caminhar sem pressa pela cidade e, de preferência, sem destino.

Já enviei este roteiro de Paris para vários amigos, é o essencial da cidade, depois cada um acrescenta o que tem mais o seu perfil. Leio muitas dicas de Paris, mas vejo poucos roteiros básicos para quem vai a primeira vez e tem poucos dias. Então vamos lá.

Quando vou a Paris gosto de me hospedar em Saint Germain (de preferência no Quartier Latin), é um pouco mais caro, mas acho que vale a pena por ser bem central e próximo aos principais pontos turísticos. A rede de metrô da cidade é muito eficiente, mas a cidade é tão linda que gosto de andar a pé e só pego o metrô para ir para os lugares mais distantes. Saint Germain tem a alma de Paris, com milhões de cafés e restaurantes.

Eu costumo alugar apartamentos, logo não tenho muitas dicas de hotéis, mas nessa região dá pra pesquisar pra todos os gostos e bolsos.

Paris tem três aeroportos, mas provavelmente você chegará pelo Orly ou Charles de Gaulle. Ambos ficam distantes da cidade,  aconselho contratar um translado ou sair de trem. Tem uma estação dentro do aeroporto e é super tranquila. Os parisienses usam muito o metrô (veja o mapa aqui), então é super comum ter pessoas com malas. Se você for ficar em Saint Germain provavelmente descerá na estação Saint Michel. Depois pega outro metrô ou um táxi até o hotel.

Rio Sena e Torre Eiffel vistos da Roda Gigante
Rio Sena e Torre Eiffel vistos da Roda Gigante

Logo ao chegar ao hotel a primeira coisa que todos querem fazer é visitar a Torre Eiffel. Eu sempre deixo pra ir no final da tarde para vê-la de dia e à noite com todas as luzes acesas. É lindo! Eu não acho nada demais na vista lá de cima, mas é aquele tipo de passeio obrigatório subir a torre. Depois atravesse o Rio Sena e você chegará à Praça Trocadéro. É o melhor ponto pra tirar foto com a Torre Eiffel ao fundo.

Aproveitando que estará por ali, volte para o rio Sena e faça um passeio de barco, o Bateau Mouche. Há várias opções, algumas são só o passeio, outras tem música e jantar.

Como falei em outros posts, sempre que viajo pra Europa gosto de fazer o walking tour que são passeio a pé que duram de 2h às 3h e você paga quanto você acha que vale o passeio. Em Paris os passeios saem às 11h a às 13h na fonte da praça Saint Michel.  Aconselho começar o segundo dia fazendo esse passeio.O roteiro ccompleto está aqui.

Caso, não queira, sugiro um passeio a pé pelo bairro de Saint Germain e você visitará a Catedral de Notre Dame (você pode subir a torre ou só entrar na Igreja), o Jardin Du Luxemburgo e o Museé d’Orsay. Neste museu você vai gastar algum tempo.

Jardin du Luxemburgo
Jardin du Luxemburgo

Dependendo do tempo que você gastar, em seguida visite o Petit Palais e o Grand Palais.

Outra opção para este dia é pegar o metrô e ir visitar a Galeries Lafayette ( 40, Bd Haussmann – Tem que ir nesta que é a loja principal e é linda). Como esta loja fica mais para o norte, você estará relativamente mais perto de Montmatre, então aproveite e faça o passeio por lá.

Comece pela Basílica de Sacré Couer. O ideal é ir no final da tarde para ver o pôr do sol de lá que tem uma vista linda da cidade. Depois que subir a escadaria da Sacré Couer, ver o pôr do sol e visitar a Igreja, ande para trás da igreja, pelo lado esquerdo e vá para praça de Montmatre. É onde tem lojinhas e restaurantes e vários artistas de rua. Jante por ali que tem um clima ótimo. Quem ama o filme “O Fabuloso destino de Amélie Poulain”, a protagonista mora neste bairro e o café que ela trabalha é o Le Deux Molin, você verá facilmente porque está sempre cheio.

Depois que descer as escadas da Sacre Couer ande para a direita uns 15 minutos que vai chegar ao Moulin Rouge. Não precisa entrar, só tirar uma foto na fachada e pegar o metrô de voltar.

O próximo dia pode ser dedicado ao Louvre (se não for terça-feira que é quando o museu fecha). Comece o dia logo no museu. No caminho (se você estiver em Saint Germain) passe pela Pont des Arts que é onde ficavam os cadeados.

Louvre
Louvre

No Louvre você gastará algumas horas. Na saída, bem em frente ao museu, fica o Jardin de Tuileries (onde tem a roda gigante), relaxe um pouco nesta linda praça porque depois andará bastante na Champs Élysées. Só seguir reto por esta praça que você chega à rua mais famosa da cidade. Vai ser difícil resistir à tentação das lojas e cafés ao longo da via. No final da Champs Élysées está o Arco do Triunfo. Poucas pessoas sobem, é uma escadinha apertadinha, mas eu achei a vista legal (até porque você vê a Torre Eiffel e consegue umas fotos bem bonitas).

Champs Elysee vista da Roda Gigante
Champs Elysee vista da Roda Gigante
Vista do alto do Arco do Triunfo
Vista do alto do Arco do Triunfo
Escada para subir no Arco do Triunfo
Escada para subir no Arco do Triunfo

No quarto dia, sugiro sair um pouco da cidade e visitar o Palácio de Versailles. Já vi muitos castelos na Europa, mas, na minha opinião, este continua sendo o mais lindo. Para ir você pega o trem RER C5, desce em Versailles Rive Gauche e é a estação mais próxima do castelo. Preste atenção porque a linha C tem “ponto final” em diferentes lugares, você tem que pegar a que passa por Versailles Rive Gauche.   Você tem que comprar o ticket para zonas 1/4. A linha do RER C para em várias estações em Paris: Saint Michel Notre Dame, Musée d’Orsay, Invalides, Pont d’Alma, Champs de Mars Tour Eiffel.

Se você for no verão, aconselho levar algumas comidinhas, um vinho e fazer um piquenique nos jardins do palácio. Se não aguentar andar muito, aconselho pegar os trenzinhos que tem lá dentro para ir visitar os outros palácios que ficam distantes da entrada principal, porque o jardim é muito grande.

Versailles
Versailles
Jardim do Palácio de Versailles
Jardim do Palácio de Versailles

À noite, sugiro jantar no restaurante Le Relais d’entrecôte. É a versão original do restaurante que serve apenas bife com batata frita. É claro que Paris tem milhões de restaurantes muito melhores, mas esse é um clássico.

Até esse ponto, você também não pode ter deixado de comer um crepe com Nutella na rua, um Croq Monsieur que é o “misto quente” deles e macarrons Ladurée.

Para compras, gosto da Rue Rivoli que fica atrás do Louvre e tem aquelas fast fashions clássicas como H&M, Bershka, Zara, Sephora etc. Na Champs Elysee também tem, mas não são todas.

Se tiver mais dias em Paris, aconselho muito visitar a Casa de Monet, em Giverny. É lindo, lindo, lindo, você se sente dentro de um dos quadros deles. Fora que a cidade onde fica a casa é super charmosa. Pegue o trem até Vernon e lá pegue um ônibus pra Giverny. Você pega o trem na estação Saint-Lazare. A viagem dura cerca de 45 minutos.

DSC02548
Jardim de Monet

E, é claro, um outro passeio muito legal em Paris é ir à Disney. Eu fui e gostei muito, são dois parques, o Walt Disney Studios e a Disneyland Park. Dá pra conhecer os dois em um dia. Aconselho deixar a Disneyland por último que é onde acontece o show de encerramento.  Quem quiser ter mais tempo, pode se hospedar em um dos hotéis próximos e voltar no dia seguinte.

Para ir à Disney: Pegar a linha A (vermelha) do trem em direção a Marne-La-Vallée / Chessy), ela passa pela estação Chatellet.

Disney Paris
Disney Paris

Prepare-se para comer bastante!  Nem me atrevo a indicar restaurantes, mas Paris é uma cidade que qualquer lugar que você parar para comer será gostoso.

Se você for no verão, você pode dar uma esticada até Cotê d’Azur, que é a região sul da França com praias e mar super azul. Eu fui à Nice, passei alguns dias na cidade e visitei Mônaco, Cannes e outras cidadezinhas da reigões. De Paris à Nice você pode ir de trem (são cerca de 10h) ou de avião. Recomendo muito.

Mônaco
Mônaco
Cannes
Cannes

Bon Voyage!

Siga-nos no instagram @reviajando

Comente aqui suas dúvidas e dicas!

 

 

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s