Niterói – Muito além da vista para o Rio de Janeiro

Niterói é a cidade que vivo desde os três anos e amo este lugar. Sou niteroiense de carteirinha e a defendo com unhas e dentes. Adoro viajar, mas sempre deixo uns dias das férias pra ficar de bobeira curtindo a minha cidade.

Chegar à Niterói é muito mais fácil e rápido do que você imagina. Você pode pegar a barca que sai da Praça XV, no centro do Rio, e ir apreciando a bela paisagem do trajeto. Há também diversas opções de ônibus. O 751D sai da Gávea e passa por vários bairros da Zona Sul como Jardim Botânico, Humaitá, Botafogo e Flamengo. O 741D sai da Praça General Osório e segue por Copacabana, passa pelo Rio Sul, Botafogo, Flamengo. O 703D sai da Tijuca, passa pela UERJ e Maracanã e chega rapidinho à Niterói. Também tem o 775D que passa pela Lapa e o 760D que passa pelo Galeão.

O cartão postal da cidade é o Museu de Arte Moderna –  MAC. O edifício que parece um disco voador foi projetado por Oscar Niemeyer e já foi até cenário para um desfile da marca Louis Vuitton. O museu acaba de ser restaurado e é lindo tanto por fora quanto por dentro. No subsolo tem o restaurante Bistrô MAC que oferece buffet de café da manhã e chá da tarde e almoço e jantar a La carte com uma vista espetacular.

O MAC faz parte do complexo Caminho Niemeyer, composto por uma série de edificações projetadas pelo famoso arquiteto.  Seguindo pela orla partindo do centro da cidade até o bairro de Charitas é possível conhecer a Praça Popular de Niterói, que inclui a Fundação Oscar Niemeyer, Memorial Roberto Silveira e Teatro Popular de Niterói, o Centro BR do Cinema Brasileiro, a Praça JK e o Terminal de Barcas de Charitas. Neste último (que também parece um disco voador) tem o restaurante Olimpo que serve almoço e jantar e é uma delícia.

Falando em comida, no Centro da Cidade, perto de algumas atrações do Caminho Niemeyer como o Teatro Popular de Niterói tem alguns tradicionais (e maravilhosos)  restaurantes da cidade como o Caneco Gelado do Mário (melhor bolinho de bacalhau do mundo. Pode comprar a massa e levar pra fritar em casa) e a Gruta de Santo Antônio de comida portuguesa. Super famoso no mundo todo, o Gruta foi eleito pelo Trip Advisor o 4º melhor restaurante da América Latina. Ali perto também fica o Mercado de Peixe de Niterói que você pode escolher os frutos do mar que deseja e pedir pra preparar na hora.

Bacalhau da Gruta de Santo Antônio
Bacalhau da Gruta de Santo Antônio

Dizem que o melhor atrativo de Niterói é a vista pro Rio. Eu discordo dessa frase, mas um ótimo lugar para apreciar esta vista é o Parque da Cidade. Quem quiser praticar exercícios, pode subir o parque de bicicleta ou a pé, os mais preguiçosos podem ir de carro porque tem estacionamento lá em cima.   Lá em cima você pode se aventurar em um salto de parapente, descer de bicicleta por uma trilha de downhill ou ficar só olhando. Lá em cima o restaurante Sierra e Mar serve Buffet de café da manhã com frutas, pães, bolos, tapioca, omeletes etc. É uma delícia. Custa R$ 44,00 e é servido aos sábados, domingos e feriados de 8h30 às 13h30.

Parque da Cidade de Niterói
Parque da Cidade de Niterói
Café da manhã no Parque da Cidade de Niterói
Café da manhã no Parque da Cidade de Niterói

Niterói possui o segundo maior complexo de fortes e fortalezas do país. As principais são a Fortaleza de Santa Cruz, erguida no entorno da Baía de Guanabara, e os Fortes Rio Branco e Imbuí, localizadas em mar aberto. Elas são abertas à visitação e são um ótimo passeio.

Praias

A região oceânica de Niterói tem praias para todos os estilos, elas são um pouco afastadas do centro da cidade, cerca de 18km (40 min de carro) saindo da ponte, mas vale a pena. São bem diferentes das praias do rio justamente por ficarem fora do grande centro.

Itacoatiara é a minha preferida, a mais bonita.  Como é a praia com menos infraestrutura, ainda mantém um visual mais natural. Esta é a praia dos jovens e surfistas. A especialidade lá são os sanduiches naturais vendidos na areia. Do lado esquerdo da praia tem uma grande pedra conhecida como Costão e tem e a Pedra do Elefante que são famosas por suas trilhas. Neste post tem detalhes sobre estas trilhas. Do lado direito fica a prainha de Itacoatiara que, por ser rodeada de pedras, é frequentada por famílias com crianças pequenas já que não tem ondas. Também serve como opção para um mergulho nos dias que a praia de Itacoatiara está com ondas.

snapseed-09
Vista do alto do Costão de Itacoatiara

Itaipu é uma praia pequena, com mar sem ondas e quiosques, por isso é bastante frequentada por famílias; as crianças podem brincar sem problema. Também é indicada para a prática de stand up paddle.

Camboinhas é pra quem procura comodidade já que  é cheia de quiosques com mesas,  cadeiras e garçons.  O mar não é tão calmo quanto Itaipu e nem tão agitado como Itacoatira, então também é uma boa opção para as famílias.

Ainda tem as praias de Piratininga com mar agitado e Sossego que é preciso fazer uma trilha para chegar.

O programa pós-praia que mais gosto é almoçar no restaurante Seu Antônio que também fica na Região Oceânica. Como fica muito cheio prepare-se pra enfrentar filas, mas, por isso, tem o Bar da Fila bem em frente. Com chopp gelado, bolinho de bacalhau e vários petiscos delícia, tem gente que prefere ficar por ali mesmo e nem entra no Seu Antônio. Quando entrar pra almoçar peça um camarão no coco verde, o prato mais famoso do restaurante.

Camarão no Coco Verde no Seu Antônio
Camarão no Coco Verde no Seu Antônio

Noite  

A noite em Niterói não é tão animada, são poucas boates e ambientes com música. O que reina na noite niteroiense são os bares. Há três principais points de concentração de bares: Cantareira, Jardim Icaraí e Praia de São Francisco (ou Saco de São Francisco para os locais).

O Saco de São Francisco é o mais antigo e tem a vantagem dos bares serem de frente pra praia com um ótimo visual.  Os restaurantes mais famosos são o Bemdito, Noi e Paludo. O Jardim Icaraí é mais recente, mas o que mais enche atualmente. Tem pra todos os gostos, comida de buteco, mexicana, peruana, japonesa, italiana, pizzas, hambúrgueres, enfim, é chegar ali e encontrar o que mais gosta. Os meus restaurantes preferidos são o Deck (experimente o drink Herbert Richards), 381 Burguer House e Coahuila.

A Cantareira é repleta de botecos e muito frequentada pelos estudantes da Universidade Federal Fluminense – UFF.

Drink Herbert Richards do bar Deck Jardim
Drink Herbert Richards do bar Deck Jardim
381 Burguer House
381 Burguer House

Compras

O principal shopping da Cidade é o Plaza Shopping que tem cinemas, gastronomia variada (Outback, Gula Gula, Fiftie’s, Entrecote de Paris)  e lojas conhecidas como Forever 21, Sephora, TokStok e os grandes magazines.

Quem prefere fazer compras ao ar livre,  no bairro de Icaraí tem quase todas as lojas que tem no shopping. O Rua Moreira César concentra a maior parte das grifes, é onde tem as lojas mais caras. Se bater uma fome em Icaraí não deixe de passar na Confeitaria Beira Mar, a mais famosa da cidade e com muitas opções de produtos. A padaria oferece Buffet a kilo de café da manhã, almoço, lanche da tarde e festival de caldos (à noite). Um dos meus programas favoritos e tomar café da manhã lá para comer torrada Petrópolis! rs

Quem gosta de artesanato não pode deixar de passear pela feirinha do Campo de São Bento que funciona aos sábados e domingos pela manhã.

Essas são apenas algumas atrações em Niterói. A cidade tem várias opções de passeio.

Quem quiser se hospedar na cidade os principais hotéis são o H e o Mercure Novo Orizzonte. Em Itacoatiara tem a pousada Itacoatiara Inn.

Se tiver mais dicas de Niterói pode ocmentar aqui embaixo.

Siga-me no instagram @reviajando

 

 

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s