Roteiro Budapeste

Budapeste é dividida em dois lados. O Lado Buda é onde fica o castelo. O lado Peste é do outro lado do rio Danúbio e onde fica a maior parte das atrações turísticas como o Parlamento Húngaro.

Eu me hospedei no Budapest Center Apartaments que fica em uma região cheia de restaurantes e próxima a praça Erzsébet que tem uma roda gigante bem legal e é da onde partem os ônibus de turismo Hop on Hop off.

praça Erzsébet
Praça Erzsébet
Roda gigante
Roda gigante

Próximo a esta praça fica a rua Vaci Utca que é onde se concentram todas as lojas como Zara, Bershka, H&M, enfim, é o ponto pra fazer compras. Na rua que me hospedei a Király, próximo ao número 10, você entrarem uma espécie de rua fechada cheia de bares e restaurantes super animadas.

Nesta mesma rua tem ótimos lugares para tomar café da manhã, eu gostei muito de um em especial chamado Goamama Coffee que fica no número 21. É um café e uma loja de artigos para casa. O lugar é aconchegante e a comida muito gostosa. Nessa rua também tem o Costa Coffee Gozsdu que é excelente para tomar café da manhã.

Depois de reconhecer os “vizinhos”, vamos ao roteiro. Budapeste é uma cidade animada e cheia de jovens descolados. Os pontos turísticos não são perto uns dos outros, então é preciso andar de metrô ou pegar um ônibus desses de turismo. Apesar de ficarem relativamente longe, você consegue conhecer a cidade em dois dias, se quiser mais calma faça em três.

Para subir a colina do lado Buda, pegue um furnicular na estação localizada na praça Clark Ádám. Você chegará ao Palácio Real, também conhecido com o Castelo de Buda. Nessa região tem vários museus e atrações como a Galeria Nacional Húngara, na entrada principal o palácio, e o Museu da Historia de Budapeste, com acesso pelo pátio interno. Há ainda a Igreja Matias. Em frente à igreja tem um monumento chamado Bastião dos Pescadores que tem uma escada que permite descer a colina, para chegar até a margem do Rio Danúbio, de onde é possível tirar uma bela foto do Parlamento Húngaro.

Castelo ao fundo
Castelo ao fundo
Rio Danúbio
Rio Danúbio
Estação de trem
Estação de trem

Com uma breve caminhada você chega até a Ilha Margarita, que fica no meio do rio e tem um jardim japonês, um jardim de esculturas, uma igreja dominicana do século XIII, uma torre de água e um complexo de piscinas.

Para visitar o Parlamento Húngaro pegue o metrô da linha M2 e desça na estação da praça Kossuth Lajos tér. As visitas só ocorrem em tours fechados organizados pelo próprio parlamento. A bilheteria abre as 8h e os ingressos são concorridos, acabando rapidamente. Os tours são em várias línguas e horários.

Parlamento
Parlamento

Para ver a cidade do alto, uma boa opção é subir a cúpula de 96 metros da Basílica de São Estevão, próxima ao Parlamento, entre a estação de metrô Arany János utca‎ (linha M3) e a Bajcsy-Zsilinszky út‎ (M1).

Atrás da basílica você chega na avenida Andrássy útca, uma das principais da cidade. Por baixo da avenida passa a linha de metrô M1, uma das mais antigas da Europa, com estações minúsculas e trens apertados, vale a pena visitar também.

Seguindo a avenida você passará pela Casa de Ópera, o principal centro cultural do país, chegando à Praça dos Heróis, cheia de monumentos e estátuas simbolizando líderes e heróis húngaros. A praça é ladeada por dois museus: o Museu de Belas Artes e o Palácio das Artes.

Atrás da praça está o Parque da Cidade, uma grande área verde que tem ainda o parque de diversões Vidámpark, o castelo Vajdahunyad (tem uma pista de patinação de gelo no inverno) e as termas de Széchenyi (as mais famosas de Budapeste). No centro do parque há uma estação de metrô, que pode ser utilizado para voltar ao centro da cidade rapidamente.

Széchenyi
Széchenyi

Outra opção de piscina termal é a do Hotel Gellért. Ao lado do hotel está a Igreja na Caverna, como o nome diz foi esculpida em pedras e fica no interior de uma montanha. Em frente à entrada igreja há um mirante que permite tirar uma bela foto da Ponte da Liberdade.

Durante a noite, não deixe de fazer um passeio pelas margens do Rio Danúbio. A iluminação deixa a cidade mais encantadora ainda. Eu fiz um passeio de barco noturno pelo Rio, foi bem bonito, mas mesmo sendo agosto senti muito frio.

Castelo à noite
Castelo à noite
Passeio de barco pelo rio Danúbio
Passeio de barco pelo rio Danúbio

Muito famosos em Budapeste são os Ruin Bar, bar localizados em construções em ruínas, algumas opções são:

Instant Ruin Bar – é o maior ruin bar da cidade – Nagymező utca 38

Szimpla Kent – é o primeiro ruin bar de Budapeste – Budapest, Kazinczy u. 14

For Sale Pub –  Vámház krt. 2

Ankert – Paulay Ede u. 33

Lámpás – Dob utca 15

Szóda – Wesselényi u. 18

Agosto é uma boa época para ir à Budapeste porque é quando acontece  o festival Sziget (que significa Ilha em húngaro), na ilha de Obuda, que fica no meio do rio Danúbio. O festival não é muito conhecido fora da Europa, mas faz sucesso no continente desde o começo dos anos 90 e reúne grandes astros do Pop/Rock internacional. Além do palco principal, tem ainda tendas eletrônica e alternativa, exposições de arte e fóruns .

O festival dura em média uma semana e possui toda a infraestrutura que um grande festival de música precisa. Dentro da ilha tem um camping que tem uma estrutura básica, sem muito luxo, mas ideal para quem vai ao festival todos os dias.  Dentro do festival, há ainda muitas opções de comida e bebida.

Tem a opção do Camping VIP para quem busca  um pouco mais de conforto, mas dá pra se hospedar nos hotéis da cidade porque a ilha é bem no centro de Budapeste.

É uma experiência incrível.

Sziget
Sziget
Sziget
Sziget

Budapeste foi o último destino de uma viagem que fiz para Berlim, Praga, Cesky Krumlov e Viena. Clique nos links para conferir o roteiros destas outras cidades. Neste post explico como fiz para ir de uma cidade à outra.

Siga-me no instagram @reviajando e comente aqui com suas dicas.

 

Anúncios

4 comentários sobre “Roteiro Budapeste

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s